terça-feira, 27 de novembro de 2012
Criador do Xbox diz que consoles devem aprender com a Apple para sobreviver
Os jogos gratuitos e com preços mais baixos dos dispositivos da Apple são um exemplo a ser seguido pelos consoles para a sua sobrevivência. Isso é o que pensa Ed Fries, co-criador do Xbox original.
"Está ficando cada vez mais difícil para os consoles ignorarem experiências como as da Apple", afirmou Fries, que atualmente trabalha como consultor do Ouya, o videogame com sistema operacional Android que foi financiado através do Kickstarter.
Entre os problemas citados por Fries está a dificuldade que as produtoras enfrentam para atualizar um jogo. "Você vê caras que fizeram 'Fez' que não podem criar uma atualização para o jogo no Xbox Live Arcade porque isso custa muito caro, mas se o jogo está no iOS não há esse problema", afirma.
Obstáculos para desenvolvedores
Segundo Fries, o alto custo e dificuldade em programar para os consoles remetem a 1984, quando a indústria de videogames viveu seus piores dias, com diversas produtoras falindo ou abandonando o setor. "Qualquer um pode desenvolver para a plataforma, a certificação é relativamente barata e no passado havia uma série de mitos e lendas de que era uma coisa ruim de fazer".
Por fim, Fries apontou o modelo 'free-to-play' como algo que as pessoas querem e os consoles não proporcionam. "Eles devem responder ao modelo gratuito de jogos, o mundo está mudando, as pessoas esperam pela experiência gratuita, os desenvolvedores desejam construir esse modelo e o ecossistema do console deve se adaptar a isso".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário