quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Criador de "Half Life", Gabe Newell entra no Hall da Fama da AIAS



Anualmente, a AIAS (Academia de Artes e ciências interativas) divulga um escolhido para o seu hall da fama, que já conta com personalidades da indústria dos videogames. Esse ano, o indicado foi Gabe Newell, co-fundador da Valve e criador de "Half-Life".

"Gabe é uma das figuras mais queridas e respeitadas na indústria, não só por suas inovações tecnológicas nos videogames, mas também por sua postura única em liderança e gestão", disse o presidente da academia, Martin Rae ao site Game Informer.

Além de "Half-Life", que revolucionou a narrativa e multiplayer dos jogos de tiro, Gabe Newell e sua empresa, a Valve, também foram responsáveis pela renovação da indústria de jogos para PC com o serviço Steam, ao proporcionar uma nova forma de distribuir jogos para computadores.

"A visão de Gabe para a indústria interativa criou efeitos duradouros que foram completamente remodelados na distribuição digital da atual geração, abrindo caminho para desenvolvedores independentes e a criação de um serviço de valor inestimável para os consumidores. É uma grande honra inclui-lo no Hall da fama", concluiu.

Gabe Newell receberá seu prêmio pela participação no Hall da Fama da AIAS na conferência anual D.I.C.E. Summit, que acontece em fevereiro de 2013, em Las Vegas. Antes de Gabe Newell, outros desenvolvedores famosos da indústria foram lembrados, veja a lista abaixo:

Ano          Homenageado

2011        Ray Muzyka e Greg Zeschuk (Co-fundadores da BioWare)

2005        Trip Hawkins (Fundador da Electronic Arts)
2004        Peter Molyneux (Criador de "Fable", Fundador da Lionhead)
2003        Yu Suzuki (Criador do Sonic, Sega)
2002        Will Wright (Criador de The Sims, Maxis)
2001        John Carmack (Co-criador de Doom, ID Software)
2000        Hironobu Sakaguchi (Criador de "Final Fantasy", Mistwalker)
1999        Sid Meier (Criador de "Civilization", Fundador da Firaxis)
1998        Shigeru Miyamoto (Criador do Mario, Nintendo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário